CRIACIONISMO
Um Desrespeito à GÊNESIS

Começarei este texto com a seguinte convicção:

"Há Muitas maneiras de se interpretar a Bíblia,
e é difícil saber qual é a melhor.
Mas Com Certeza A PIOR É A PURAMENTE LITERAL."

A Bíblia dá margens a miríades de interpretações. Temos teologias Católicas, Calvinistas, Luteranas, Pentecostalistas e inúmeras outras. A maioria delas bem elaboradas, e capazes de demonstrar sua base em várias passagens. Considerando o fato evidente de que a Bíblia é um livro extremamente complexo, mesmo confuso e repleto de controvérsias, é inevitável que assim seja, pois a Bíblia na realidade é incompreensível sem a orientação de uma Teologia.

E aqueles que discordarem, por favor consultem meu texto É A BÍBLIA DIVINAMENTE INSPIRADA? antes de se proporem a me apresentar argumentos da "Incrível Harmonia Textual" da Bíblia.

De fato, há muitos Bibliófilos que chegam a ponto de dizer que não são adeptos de uma Religião, mas sim seguidores da Bíblia. Porém, há pouquíssimos intérpretes originais da Bíblia, que são nada menos que os Teólogos. Os demais, sempre seguem alguma Teologia específica, se enquadrando então em tal ou qual segmento religioso.

Isso quer dizer que a maioria dos crentes são muito antes seguidores de uma Teologia do que seguidores da Bíblia, o que é perfeitamente compreensível, pois a Bíblia necessariamente precisa ser interpretada, e uma interpretação completa e coerente só é possível depois de um exame completo, profundo e detalhado da mesma, o que a maioria das pessoas "compram feito", ao invés de fazerem por si mesmas, no máximo modificando um ou outro detalhe de entendimento pessoal.

Alguém que acredita seguir a Bíblia sem uma interpretação algo mais avançada do que a simples leitura direta e literal dos versículos não pode estar falando sério.

Isso pode ser demonstrando de modo claro e direto, aqui mesmo, na própria Gênese, que é o tópico que mais interessa à questão sobre o Criacionismo. Portanto, vamos ao texto, na versão João Ferreira de Almeida.

GÊNESIS 1
1 No princípio criou Deus os céus e a terra. 2 A terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo, mas o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas. 3 Disse Deus: haja luz. E houve luz. 4 Viu Deus que a luz era boa; e fez separação entre a luz e as trevas. 5 E Deus chamou à luz dia, e às trevas noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro.

6 E disse Deus: haja um firmamento no meio das águas, e haja separação entre águas e águas. 7 Fez, pois, Deus o firmamento, e separou as águas que estavam debaixo do firmamento das que estavam por cima do firmamento. E assim foi. 8 Chamou Deus ao firmamento céu. E foi a tarde e a manhã, o dia segundo.

9 E disse Deus: Ajuntem-se num só lugar as águas que estão debaixo do céu, e apareça o elemento seco. E assim foi. 10 Chamou Deus ao elemento seco terra, e ao ajuntamento das águas mares. E viu Deus que isso era bom. 11 E disse Deus: Produza a terra relva, ervas que dêem semente, e árvores frutíferas que, segundo as suas espécies, dêem fruto que tenha em si a sua semente, sobre a terra. E assim foi. 12 A terra, pois, produziu relva, ervas que davam semente segundo as suas espécies, e árvores que davam fruto que tinha em si a sua semente, segundo as suas espécies. E viu Deus que isso era bom. 13 E foi a tarde e a manhã, o dia terceiro.

14 E disse Deus: haja luminares no firmamento do céu, para fazerem separação entre o dia e a noite; sejam eles para sinais e para estações, e para dias e anos; 15 e sirvam de luminares no firmamento do céu, para alumiar a terra. E assim foi. 16 Deus, pois, fez os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; fez também as estrelas. 17 E Deus os pôs no firmamento do céu para alumiar a terra, 18 para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas. E viu Deus que isso era bom. 19 E foi a tarde e a manhã, o dia quarto.

20 E disse Deus: Produzam as águas cardumes de seres viventes; e voem as aves acima da terra no firmamento do céu. 21 Criou, pois, Deus os monstros marinhos, e todos os seres viventes que se arrastavam, os quais as águas produziram abundantemente segundo as suas espécies; e toda ave que voa, segundo a sua espécie. E viu Deus que isso era bom. 22 Então Deus os abençoou, dizendo: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei as águas dos mares; e multipliquem-se as aves sobre a terra. 23 E foi a tarde e a manhã, o dia quinto.

24 E disse Deus: Produza a terra seres viventes segundo as suas espécies: animais domésticos, répteis, e animais selvagens segundo as suas espécies. E assim foi. 25 Deus, pois, fez os animais selvagens segundo as suas espécies, e os animais domésticos segundo as suas espécies, e todos os répteis da terra segundo as suas espécies. E viu Deus que isso era bom. 26 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra. 27 Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. 28 Então Deus os abençoou e lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos; enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra. 29 Disse-lhes mais: Eis que vos tenho dado todas as ervas que produzem semente, as quais se acham sobre a face de toda a terra, bem como todas as árvores em que há fruto que dê semente; ser-vos-ão para mantimento. 30 E a todos os animais da terra, a todas as aves do céu e a todo ser vivente que se arrasta sobre a terra, tenho dado todas as ervas verdes como mantimento. E assim foi. 31 E viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. E foi a tarde e a manhã, o dia sexto.

Veja quantas questões esse texto coloca! Quantas elementos misteriosos e sutis!

Só no Primeiro Dia. O que é o Abismo?! O que significa "Pairava sobre a face das águas"? Se não havia Sol, o que definia o Dia e a Noite? E a Tarde e a Manhã? E Se não havia nem estrelas, de onde vinha a luz?

Para o dia Segundo, o que são as Águas "debaixo" e "por cima" do Firmamento?

No dia Quarto, como pode a Lua ter sido feita para "governar a noite", se em apenas metade das noites ela aparece no Céu? Estando no céu também, por metade dos dias.

Observe bem a sequência de criações nos dias subsequentes, e preste especial atenção ao versículo 27 que diz "homem e mulher os criou".

Agora continuemos.

GÊNESIS 2
1 Assim foram acabados os céus e a terra, com todo o seu exército. 2 Ora, havendo Deus completado no dia sétimo a obra que tinha feito, descansou nesse dia de toda a obra que fizera. 3 Abençoou Deus o sétimo dia, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que criara e fizera.

4 Eis as origens dos céus e da terra, quando foram criados. No dia em que o Senhor Deus fez a terra e os céus 5 não havia ainda nenhuma planta do campo na terra, pois nenhuma erva do campo tinha ainda brotado; porque o Senhor Deus não tinha feito chover sobre a terra, nem havia homem para lavrar a terra. 6 Um vapor, porém, subia da terra, e regava toda a face da terra. 7 E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida; e o homem tornou-se alma vivente.

8 Então plantou o Senhor Deus um jardim, da banda do oriente, no Éden; e pôs ali o homem que tinha formado. 9 E o Senhor Deus fez brotar da terra toda qualidade de árvores agradáveis à vista e boas para comida, bem como a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal. 10 E saía um rio do Éden para regar o jardim; e dali se dividia e se tornava em quatro braços. 11 O nome do primeiro é Pisom: este é o que rodeia toda a terra de Havilá, onde há ouro; 12 e o ouro dessa terra é bom: ali há o bdélio, e a pedra de berilo. 13 O nome do segundo rio é Giom: este é o que rodeia toda a terra de Cuche. 14 O nome do terceiro rio é Tigre: este é o que corre pelo oriente da Assíria. E o quarto rio é o Eufrates. 15 Tomou, pois, o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Édem para o lavrar e guardar. 16 Ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim podes comer livremente; 17 mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dessa não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.

18 Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora que lhe seja idônea. 19 Da terra formou, pois, o Senhor Deus todos os animais o campo e todas as aves do céu, e os trouxe ao homem, para ver como lhes chamaria; e tudo o que o homem chamou a todo ser vivente, isso foi o seu nome. 20 Assim o homem deu nomes a todos os animais domésticos, às aves do céu e a todos os animais do campo; mas para o homem não se achava ajudadora idônea.

21 Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre o homem, e este adormeceu; tomou-lhe, então, uma das costelas, e fechou a carne em seu lugar; 22 e da costela que o senhor Deus lhe tomara, formou a mulher e a trouxe ao homem. 23 Então disse o homem: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; ela será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada. 24 Portanto deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á à sua mulher, e serão uma só carne. 25 E ambos estavam nus, o homem e sua mulher; e não se envergonhavam.

Note que a partir do Versículo 4 praticamente é contada uma outra versão da criação do mundo. O Capítulo 1 dá a entender que o Homem e a Mulher foram criados no Sexto Dia, mas no Capítulo 2 dos versículos 4 a 7, parece que o Homem é criado antes, antes mesmo dos animais que segundo o capítulo anterior teriam sido criados no Quinto dia!

Depois, descreve a criação do Éden, e só a partir do capítulo 18 fala-se sobre a criação da Mulher, e então descreve novamente a criação de animais. Note o versículo 24, é óbvio que Adão e Eva não tinham "pais" como os demais humanos, inclusive na Idade Média havia uma tremenda discussão sobre se eles tinham Umbigo.

E, destaque para o versículo 17, que frisa claramente que "No Dia" em que comesse do fruto proibido, "Certamente Morreria"!

Vejamos só mais um capítulo.

GÊNESIS 3
1 Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais do campo, que o Senhor Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim? 2 Respondeu a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim podemos comer, 3 mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais. 4 Disse a serpente à mulher: Certamente não morrereis. 5 Porque Deus sabe que no dia em que comerdes desse fruto, vossos olhos se abrirão, e sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal. 6 Então, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, comeu, e deu a seu marido, e ele também comeu. 7 Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; pelo que coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais. 8 E, ouvindo a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim à tardinha, esconderam-se o homem e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim. 9 Mas chamou o Senhor Deus ao homem, e perguntou-lhe: Onde estás? 10 Respondeu-lhe o homem: Ouvi a tua voz no jardim e tive medo, porque estava nu; e escondi-me. 11 Deus perguntou-lhe mais: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste da árvore de que te ordenei que não comesses? 12 Ao que respondeu o homem: A mulher que me deste por companheira deu-me a árvore, e eu comi. 13 Perguntou o Senhor Deus à mulher: Que é isto que fizeste? Respondeu a mulher: A serpente enganou-me, e eu comi. 14 Então o Senhor Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isso, maldita serás tu dentre todos os animais domésticos, e dentre todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida. 15 Porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e a sua descendência; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. 16 E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a dor da tua conceição; em dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará. 17 E ao homem disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei dizendo: Não comerás dela; maldita é a terra por tua causa; em fadiga comerás dela todos os dias da tua vida. 18 Ela te produzirá espinhos e abrolhos; e comerás das ervas do campo. 19 Do suor do teu rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, porque dela foste tomado; porquanto és pó, e ao pó tornarás. 20 Chamou Adão à sua mulher Eva, porque era a mãe de todos os viventes. 21 E o Senhor Deus fez túnicas de peles para Adão e sua mulher, e os vestiu. 22 Então disse o Senhor Deus: Eis que o homem se tem tornado como um de nós, conhecendo o bem e o mal. Ora, não suceda que estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente. 23 O Senhor Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden para lavrar a terra, de que fora tomado. 24 E havendo lançado fora o homem, pôs ao oriente do jardim do Éden os querubins, e uma espada flamejante que se volvia por todos os lados, para guardar o caminho da árvore da vida.

Note que ao comerem da árvore do meio do jardim, Adão e Eva não morreram! A serpente tinha razão? Veja o versículo 14, a serpente é animal doméstico? Com quem Deus falava no versículo 22? Especialmente o que queria dizer com "não suceda que estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente"?

Essas são apenas algumas questões irrespondíveis para uma interpretação literal da Gênese, que tal como toda a Bíblia, NÃO PODE SER LIDA LITERALMENTE! NÃO FAZ SENTIDO!

Mas o bom entendedor poderá ver o sentido. Poderá entender que Deus não necessariamente se enganou quando disse que os humanos "morreriam" se comessem do fruto proibido, pois eles de fato sofreram uma "morte espiritual", perdendo então suas prerrogativas divinas. Podemos entender que a partir do Capítulo 2 Versículo 4, há um recuo na narrativa, que conta os detalhes da criação. E pode-se entender que a "Luz" referida no início da criação, provavelmente, não era uma "Luz física" tal qual a do Sol.

TUDO ISSO É INTERPRETAÇÃO!

Somente interpretando é possível retirar o sentido contido na Gênese. Isso é ainda mais flagrante quando se conhece o restante da Bíblia.

Ora, sabe-se que Deus é Onisciente, então que sentido faria em ele perguntar se Adão havia comido do fruto proibido? O fato narrado só pode ter relevância simbólica. Algumas teologias interpretam o Versículo 15 do Capítulo 3 da forma:

"Porei inimizade entre Ti (Serpente="Satan") o descendente da Mulher (Cristo), esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar."

Algumas teologias judáicas dizem que na verdade a Serpente era Lilith, a primeira Mulher de Adão que estaria oculta por trás do "homem e mulher os criou" do último Versículo do Primeiro Capítulo.

Esses e vários outros motivos, tornam a leitura literal da Bíblia, incluindo a Gênese, Extremamente Desaconselhável! É por isso que entre outras coisas O CRIACIONISMO MAIS LITERAL É UM DESRESPEITO À GÊNESE!

A Gênese, se bem observada, é uma autêntica obra prima! Ele está repleta de mensagens sutis e profundas que tocam no íntimo do ser humano, ela diz respeito a todos nós. Ela fala, entre outras coisas, da incorrigível curiosidade humana, e sua disposição de arriscar tudo. Ela mostra que o Ser Humano é psicologicamente incompatível com o Paraíso, ele precisa de desafios!

Em termos Cosmogênicos, ela estabelece um inevitável "Princípio" para o Universo, baseado em dualidades simbólicas que podem ser interpretadas de várias formas, a própria Água, elemento quase onipresente nas mais diversas cosmogêneses mitológicas, costuma ser entendida como um princípio elementar da matéria. Não é à toa que o primeiro filósofo grego afirmava que o elemento Água era a matriz de todas as coisas.

Mas o mais interessante é o drama humano, o conflito entre a Liberdade e a Segurança, que todos nós enfrentamos em algum estágio de nossas vidas, quando nossa individualidade clama por liberação, e nossos pais se preocupam em nos proteger. Uma leitura Freudiana pode revelar elementos espetaculares.

Esse texto, que numa leitura Jungiana representaria a Sabedoria do Inconsciente Coletivo, nos comunica com o drama de assumir a direção de nossas próprias vidas, ao mesmo tempo que perdemos a proteção dos que nos geraram. Esse dilema existencial profundo, atinge todos os seres humanos.

Tudo isso é IMPLACAVELMENTE DESTRUÍDO quando se faz uma Leitura Literal. De um texto simbólico de profunda beleza e sabedoria, a Gênese fica rebaixada a uma Superstição tola, com uma visão de natureza absurda e ingênua em nada superior à interpretação literal de qualquer outro mito primitivo.

De uma mensagem universal que toca qualquer ser humano seja ele Budista, Xamanista ou Ateu, fica reduzida a um mito local que mal diz respeito ao povo semítico, e ao qual nenhum outro grupo cultural tem qualquer identificação.

A situação se complica ainda mais nos capítulos subsequentes. Há uma profunda simbologia nos mitos do Dilúvio e da Torre de Babel, que rendem profundas análises e interpretações poéticas, espirituais e filosóficas, mas que quando vista literalmente, não passam de absurdos que não apenas vão contra nossos conhecimentos mais avançados, como são internamente incoerentes.

Ainda pior ficam os livros subsequentes do Pentateuco, e livros "históricos" em geral. Se lidos literalmente como "fatos", não só batem de frente com a ausência de suporte histórico e arqueológico, como ainda temos que admitir um Deus que mata mulheres e crianças indefesas impiedosamente, e ainda se proclama como de infinita justiça e bondade. Se lidos literalmente, os episódios fantasmagóricos do Êxodo, os eventos bélicos e violentos do Deuteronômio e Josué, as atrocidades cometidas em nome de Deus pelo "povo escolhido", e as cometidas pelo próprio Deus, não merecem mais que o desprezo de qualquer Ser Humano com um mínimo de sensibilidade ética.

Muito já se escreveu sobre o significado da Gênese, e de toda a Bíblia, e suas leituras parecem inesgotáveis. Por mais que a examinemos, sempre podemos ver novas idéias, por novos ângulos de interpretação. Os místicos, os artistas e os filósofos, jamais esgotarão suas possibilidades. Não importa o quanto o tempo avance, o quanto as coisas mudem, o quanto a Ciência progrida, ela sempre terá algo a nos dizer.

Mas se quisermos entender tudo ao famoso "Pé da Letra", e o pior, achar que haja qualquer conteúdo científico, a Gênese não terá outro destino que o Ostracismo, sendo definitivamente fechada como um arcaico capítulo superado do primitivismo humano. A cada passo da Ciência, ela pisará por cima do literalismo, afundando a Bíblia nas areias do tempo.

O Criacionismo que insiste em ver na Gênese menos do que uma obra Religiosa e Simbólica, é um dano à essência da própria Religião. Esse Fariseísmo "Criado" sem qualquer cuidado, é uma "Torre de Babel" conceitual cujo único destino só pode ser submergir no "Dilúvio" da própria inconsequência.

Marcus Valerio XR
11 de Março de 2004

A Idade da Terra
Interessante mensagem de Frank de Souza Mangabeira, que me levou a novas considerações.
Bíblia X Ciência II


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