MENSAGEM DE
EDSON MARTINS MEDRADO

MENSAGEM 37

Nome Edson Martins Medrado Sexo Masc Ano de Nascimento 1962 e-mail edsonmedrado1hotmail.com
Localidade Rio de Janeiro Ocupações Representante Comercial
Posição sobre o tema Criacionista
Posição sobre a Natureza Há algo além da Matéria ("Espiritualismo")
Posição sobre Deus Monoteísta (Deus é um Ser Pessoal e Distinto da Natureza)
Religião CRISTIANISMO
Comentários Gerais

OLÁ GRANDE MARCUS!

Olá Edson.
Obrigado pelo envio destas respostas, que de certa forma ajudam a sintetizar algumas das anteriores, podendo até servir de guia para as demais mensagens, que são mais específicas.

Quero ressaltar que você abordou apenas 3 das Questões Simples, que são as numeradas e em letras maísculas. As demais são apenas perguntas secundárias relacionadas, e eu não as considero irrespondíveis.

Vejamos então.

RESPOSTAS P/perguntas simples que o criacionismo responde até com muita simplicidade:
ATENÇÃO ENTRE LINHAS :

3-COMO AS MILHÕES DE ESPÉCIES DE ARTRÓPODOS SOBREVIVERAM AO DILÚVIO? HAVIA NA ARCA UMA SEÇÃO COM MILHÕES DE COMPARTIMENTOS PARA "CASAIS" DE INSETOS, ARACNÍDEOS, CRUSTÁCEOS E SIMILARES?

Ë OBVIO QUE ANIMAIS MARINHOS NÃO PRECISAVAM ENTRAR NA ARCA. INSETOS PODEM SOBREVIVER COMO LARVA OU ÓVULOS, POR TEMPOS INDEFINIDOS. PODIAM ESTAR, TAMBÉM, NO MEIO DO CAPIM DE ALIMENTO DOS ANIMAIS, ESCONDIDOS NOS CANTOS E FRESTAS DA ARCA JÁ DURANTE A CONSTRUÇÃO DA MESMA, ATÉ TER SE MULTIPLICADO DURANTE O DILÚVIO. NÃO VEJO O MÍNIMO DE PROBLEMAS COM ELES. PELO FATO DE EXISTIR APENAS UM CONTINENTE ANTES DO DILÚVIO E O CLIMA SER RELATIVAMENTE UNFORME, TODOS OS ANIMAIS ESTAVAM RELATIVAMENTE BEM DISTRIBUÍDOS EM TODOS OS LUGARES.

Como eu disse, você sintetizou e enxugou bem as respostas da Dr. Márcia Oliveira de Paula, e com elas minhas mesmas objeções também poderiam ser sintetizadas.

Você foi suficientemente esperto para evitar a idéia das Jangadas Naturais, que é claramente anti-bíblica, e também evitou a hipótese de sobrevivência dos ovos ou larvas sob ou sobre as águas da dilúvio, que além de anti-bíblica e também altamente improvável em termos biológicos. Portanto, se concentrou na hipótese biblicamente mais plausível, a própria Arca.

Em termos bíblicos porém, a primeira coisa que se deve notar é a total ausência de referências sobre qualquer preocupação com os artrópodes, Noé não foi instruído a recolhê-los, portanto, eles teriam ido por conta própria para a Arca. Para tal, não vejo outra opção que não a implementação do "Impulso Instintivo Sobrenatural" para promover tamanha migração das milhões de espécies de insetos do mundo para a Arca. Essa já é a primeira apelação ao sobrenatural, e que pelas exigências das próprias questões que citei, não pode ser aceita como hipótese científica.

Lembremos que quando fiz essas questões, eu requeri especificamente a RESPOSTAS CIENTÍFICAS PLAUSÍVEIS! Uma ou outra invocação ao sobrenatural, como a própria água do Dilúvio, tudo bem, bem como creio ser indispensável que as respostas também não sejam contrárias ao texto bíblico, pois deixariam de ter teor devidamente criacionista. Mas o que ocorre são apelações sobrenaturalistas constantes.

Além do problema da migração temos ainda o do armazenamento, a quantidade de artrópodes no interior da arca seria espantosa, pondo em risco mesmo as condições de vida dos animais maiores e dos humanos. Lembre-se de que esses artrópodes necessitariam de meios para sobreviver, o que incluiria alimentos e habitações adequados. Muitos não podem se expor a luz solar por exemplo. Muitos também dependem do consumo de outros artrópodes, o que aumentaria ainda mais o seu número na arca. Bem como outros se reproduzem muito rápido. Muitos também são venenosos, alguns dos quais com venenos letais para humanos e animais. E outros precisariam infestar e parasitar os animais maiores.

Portanto, apesar de possível, esse hipótese esbarra em dois problemas. A absoluta omissão na Bíblia, o que seria estranho uma vez que o impacto da presença deles na Arca seria marcante. E também as dificuldades do convívio.

A não ser é claro que apelemos para mais hipóteses sobrenaturais, como "hibernações milagrosas". Além disso, tal possibilidade responde apenas a parte mais fácil do problema, o mais difícil é o espalhamento através do globo.

Como você perspicasmente notou, querer que os animais se espalhassem pelo globo na estrutura geográfica atual é simplesmente absurdo, por isso lançou mão da hipótese que simplesmente não me ocorreu quando formulei as questões simples. A Deriva Continental Hiper Rápida.

Não posso negar que a hipótese não é absurda, mas já expliquei em vários casos porque não posso aceitá-la como cientificamente válida, pois carece de absolutamente qualquer tipo de evidência.

A Deriva Continental é uma descoberta da Ciência, e tal como o fez com a Evolução, os Criacionistas não hesitam em lançar mão de seu uso em favor próprio, com abissal distorção. Minha principais objeções à tal idéia já estão lançadas em Meus Comentários às Respostas da Dr. Márcia e Meus Comentários às NOVAS Respostas da Dr. Márcia.

Uma deriva continental movendo-se a mais de dois Km por ano e depois "freando" espetacularmente há pouco mais de 500, é algo impossível de ser admitido como geologicamente plausível.

4-COMO SOBREVIVERAM OS ANIMAIS AQUÁTICOS DE ÁGUA DOCE?

GRANDE PARTE DELES AINDA HOJE SUPORTA ÁGUA SALGADA E MUITOS AINDA HOJE VIVEM EM AMBAS. MUITOS FILAS DE ANIMAIS SE ISOLARAM DEPOIS DO DILÚVIO E FORMARAM FAMÍLIAS COM CARACTERÍSTICAS ESPECIALIZADAS. DESTA FORMA TEMOS HOJE ANIMAIS MARINHOS EM ÁGUA SALGADA COM SEUS SIMILARES EM ÁGUA DOCE. ANTES DO DILÚVIO PODERIA SER QUE SUPORTAVAM AMBOS OS AMBIENTES, DOCE E SALGADO.

Na verdade a quantidade de animais que conseguem fazer isso é baixíssima! Não chegam sequer a 1% das espécies de animais aquáticos de hoje.

Mais uma vez temos uma apelo a Evolução Hiper Acelerada. Os Criacionistas aceitam que a Evolução faça em menos de 3 mil anos, aquilo que quando lhes convêm, negam que ela faça em milhões. Como já estou acostumado com o fato de não haver respostas Criacionistas a tais questões, mas sim respostas Hiper Evolucionistas, só me resta o espanto com a ironia da situação.

Todo este problema começou porque os Criacionistas negam que a Teoria da Evolução, no caso Neodarwinista, seja capaz de explicar toda a diversidade de vida na Terra, crendo que a explicação bíblica é mais plausível, e com isso inventam o Criacionismo "Científico".

No entanto, ao pedirmos evidências dessa "Ciência" da Criação, e de sua capacidade explicativa, o que recebemos? Respostas que elevam o Evolucionismo a um poder nunca antes imaginado por cientista algum?!

Não há aí uma estranha ironia?

E o mais incrível é que essa resposta vem de alguém que disse:
"POR QUANTO TEMPO MAIS SE PRETENDE CONJECTURAR SEM CHEGAR A QUALQUER INDÍCIO ANTES DE SE ABANDONAR A INÓCUA TESE DA EVOLUÇÃO?"
(...)
"SE DARWIN TIVESSE SOBREVIVIDO ATÉ HOJE ELE TERIA TOMADO A INICIATIVA DE ERADICAR A SUA TEORIA(...)"
(...)
"ENQUANTO NÃO SE ABANDONAR A TEORIA INFUNDADA E ULTRAPASSADA DA EVOLUÇÃO NAO HÁ ESPERANÇAS DE SAIR DO OBSCURANTISMO,(...)"
Retirados da MENSAGEM 33.

?!?!

Estranho não?! A única forma do Criacionista "Científico", com sua revolucionária e inovadora "Ciência", explicar alguma coisa é apelando para a "Inócua, Infundada e Ultrapassada" Teoria da Evolução!!!!

5-COMO SE DESENVOLVERAM AS DIVERSAS ETNIAS HUMANAS EM TÃO POUCO TEMPO?

ISOLAMENTO. PESSOAS CASANDO DENTRO DO PARENTESCO DE PRIMEIRO GRAU GERAM CARACTERÍSTICAS PECULIARES EM POUCAS GERAÇÕES. OS CRIADORES DE "RAÇAS" DE ANIMAIS ESTÃO BEM FAMILIARIZADOS COM ISTO. DEPOIS DO DILÚVIO GRUPOS PEQUENOS SE ESPALHARAM POR SOBRE A FACE DA TERRA E NÃO VOLTAVAM A SE VISITAR MAIS, CASANDO ENTRE SI E DESENVOLVENDO CARACTERÍSTICAS ´PECULIARES.

Outrora essa resposta até me exigiria algum tempo de refutação. Mas depois que acrescentei a pré-refutação em meu próprio texto Questões Simples, não vejo a menor possibilidade de considerá-la.

A refutação já está lá! E nosso amigo nem tentou abordá-la!

Para uma tentativa mais elaborada, embora igualmente infrutífera, recomendo o item I) do texto de Rafael Augusto Borges Pavani.

Parece que a expressão "EM TÃO POUCO TEMPO" é invisível.

Onde estão os vestígios da arca de noé? E os da torre de babel?

PELO QUE SE SABE A ARCA DE NOÉ ESTARIA SOB UMA GELEIRA NAS MONTANHAS DO ARARATE. EXISTEM MUITOS RELATOS SOBRE SUA VISTA E VISITA. GENTE QUE A VISITOU METEU O MACHADO EM SEU CASCO, ESTEVE EM SEU INTERIOR, ESCREVEU COMENTÁRIOS E DEU MEDIDAS DO QUE VIRAM. O CZAR RUSSO MANDOU, NO INÍCIO DO SÉCULO XX DUAS DELEGAÇÕES PARA LÁ, ETC. O POVO AO PÉ DAS MONTANHAS COSTUMAVA FAZER ROMARIAS FREQUENTES PARA A ARCA AINDA MENOS DO QUE UM SÉCULO ATRÁS. NECESSITAMOS DE UM DEGELO FORTE PARA PODERMOS CHECAR ESTE ASSUNTO. DA TORRE DE BABEL AINDA NÃO SE ENCONTROU NADA, MAS DO POVOADO DE UR, DO QUAL ABRAÃO FOI CHAMADO, TAMBÉM NÃO SE TINHA ENCONTRADO NADA ATÉ POUCO TEMPO ATRÁS. ANTES DISTO OS CRÍTICOS DAVAM COMO ERRO BÍBLICO A FALTA DE ENCONTRAR VESTÍGIOS DE UR. A FALTA DE SE ENCONTRAR VESTÍGIOS DA TORRE DE BABEL NÃO DEVERIA LEVAR AO MESMO EQUÍVOCO.

Como eu disse, essa não é uma das Questões Simples, portanto mesmo que fosse respondida não estaria dentro do tópico. Mesmo assim temos uma mera divagação sobre uma velha crença de que haveria restos da Arca no local citado, algo jamais comprovado nem mesmo por uma remota foto aérea, apesar de até mesmo um Astronauta Norte-Americano, dos que foi a Lua, ter tentado.

Quanto a Torre de Babel, aí sim! É muita coragem! Pois a Arca de Noé por mais improvável, ainda não é absurda. Já a Torre de Babel...

Há uma Mensagem Recente em Meu Site Original sobre o tema, incluso links para desmembramentos.

Onde estão as ossadas dos milhões de seres humanos mortos no dilúvio?

CALCÚLA-SE QUE PODERIA TER EXISTIDO 1,4 BILHÃO DE PESSOAS NA TERRA ANTES DO DILÚVIO, OU SEJA 1/4 DO QUE EXISTE HOJE. O CASO É QUE NÃO HÁ SOMENTE POUCOS FÓSSEIS DE APENAS SERES HUMANOS MAS DE MAMÍFEROS EM GERAL. MAIS DE 90% DOS FÓSSEIS ATUAIS SÃO DE ANIMAIS MARINHOS. QUANDO AS ÁGUAS SUBIRAM OS ANIMAIS TERRESTRES FORAM SUBINDO PARA S LUGARES MAIS ELEVADOS DE TERRA, ATÉ A ÁGUA OS ALCANÇAR TAMBÉM. POR ESTE MOTIVO OS ANIMAIS COM MENOS CAPACIDADE DE LOCOMOÇÃO SE ENCONTRAM GERALMENTE NAS CAMADAS SEDIMENTARES INFERIORES E COM MAIS CAPACIDADE DE LOCOMOÇÃO SE ENCONTRAM MAIS ACIMA. O HOMEM AINDA TINHA O FATOR INTELIGÊNCIA E É DE SE SUPOR QUE IMPROVISARAM JANGADAS COM MATERIAL FLUTUANTE E SOBREVIVERAM, EM GRANDE QUANTIDADE, AINDA POR DIAS, OU ATÉ SEMANAS, ATÉ QUE A MAOIR PARTE DOS OUTROS ANIMAIS JÁ ESTAVAM SEPULTADOS. DESTA FEITA FICARAM NA SUPERFÍCIE DA TERRA E SUAS OSSADAS, FORAM, NA MAIORIA, SE DECOMPONDO NA SUPERFÍCIE DA TERRA EM POUCOS ANOS.

Mas de onde tiraram esse Cálculo?!?! Um Bilhão de pessoas há 4 mil anos atrás?! Tenho uma monografia sobre o tem em meu site original em Pequeno Demais para nós todos, com projeções populacionais históricas do respeitadíssimo órgão Norte-Americano CENSUS, tanto esse, quanto qualquer projeção demográfica que já vi, incluindo as de Henry Morris, negam diretamente essa estimativa.

Devo admitir que a resposta foi um tanto criativa. Mas achar que UM BILHÃO de pessoas estariam flutuando no mar em jangadas... Tem certeza de que isso é sério?

Se Deus só avisou a Moisés, como os demais saberiam da vinda do dilúvio? Quando a água começou a cair já seria tarde demais. E independente do número de habitantes, há uma ampla ausência de evidência fóssil para tal possibilidade, ao mesmo tempo que há uma larga ausência de evidência contrária à mesma. De ossadas de humanos nos mais diversos períodos históricos.

E quanto a afirmação: "OS ANIMAIS COM MENOS CAPACIDADE DE LOCOMOÇÃO SE ENCONTRAM GERALMENTE NAS CAMADAS SEDIMENTARES INFERIORES E COM MAIS CAPACIDADE DE LOCOMOÇÃO SE ENCONTRAM MAIS ACIMA."

Pergunto novamente, de onde se tirou essa afirmação?! Nunca via qualquer relação entre a antiguidade do fóssil e a capacidade de locomoção! Há fósseis de animais alados em camadas geológicas muito inferiores a de fósseis de animais terrestres. Acha que um Pterodáctilo tem menor capacidade de locomoção que um Megatério?!

Onde está toda a água do dilúvio?

OS ESCUDOS CONTINENTAIS ESTÃO SEPARADOS DAS PLANÍCIES DOS FUNDOS DO MAR POR ABISMOS MEDIDOS EM QUILÔMETROS. SE A SUPERFÍCIE SÓLIDA DA TERRA ESTIVESSE PLAINA, A TERRA ESTARIA COBERTA POR UMA CAMADA DE 3,5 KM DE ÁGUA. NO DILÚVIO OS CONTINENTES SE ELEVARAM E OS FUNDOS DOS MARES SE AFUNDARAM RECEBENDO TODA A ÁGUA DO DILÚVIO. POR TANTO A ÁGUA ESTÁ TODA NO PLANETA.

Mais uma vez uma apelação à assombrosa movimentação tectônica super acelerada. Tal como vemos NOVAS Respostas da Dr. Márcia. É uma saída e tanto, se você não se importar que esse argumento "científico" seja completamente desautorizado pela Geologia.

Já imaginou, como o fez a Dr. Márcia, que as montanhas do Himalaia subiram mais de 4 mil metros e menos de mil anos?! Já se perguntou porque os povos do local, Tibet incluso, que tem registros históricos e mitológicos antiguíssimos, nunca terem percebido isso?

Ou será que nos tempos de Buda não havia uma imensa cadeia de montanhas separando o Tibet da Índia?

Façamos uma média com o Rafael, dê uma olhadinha na Teoria das Hidroplacas citada e veja uma resposta um pouco mais plausível.

Amistosamente,um abraço!
Sábado, 20 de Novembro de 2004 - 14:23

Obrigado Edson.

Amigavelmente

Marcus Valerio XR
04 de Dezembro de 2004
Livro de Visitas
Questões Simples
e Irrespondíveis
Para o Criacionismo